terça-feira, outubro 31, 2006

Amadora

Este espaço próximo de Lisboa foi sempre considerado como um lugar aprazível, rico em água e solos férteis. Assim, não é de estranhar que os vestígios da ocupação romana estejam sobretudo ligados à exploração agrícola. A Villa Romana da Quinta da Bolacha, na Falagueira, é um bom exemplo desta realidade. A Falagueira foi um dos locais preferidos para a fixação humana neste território. Não muito longe da antiga Villa, surgiu no período medieval a Aldeia da Falagueira, que ainda hoje subsiste como núcleo rural, e também na mesma área, surge a Casa da Ordem de Malta, cuja primeira fase parece remontar ao século XVI.

Ao longo de séculos este território foi um local marcadamente rural e que, tal como toda a envolvente, abastecia a Capital de bens de primeira necessidade e força de trabalho. O comboio trouxe novas pessoas e ventos de mudança. A constituição do Parque Industrial da Venda Nova nos anos 40 e a explosão demográfica dos anos 50/60 transformaram de forma indelével a paisagem humana e natural do território, sendo a Amadora um dos Municípios mais densamente povoados.

A Amadora, que foi outrora considerada um dormitório, tem-se autonomizado em relação à Capital. Está hoje dotada de vários equipamentos desportivos, culturais e serviços públicos ao serviço da população.

Algum dia teria que ser consagrada num post a cidade onde moro. Era fatal. Aqui fiz toda a minha vida practicamente. Conheço-lhe o bom e o mau. E tu como é onde moras?

segunda-feira, outubro 30, 2006

Error

Olá pessoal. Segunda feira e lá começamos a semana a falar de erros... erros com que os nossos computadores nos presenteiam de quando em vez, e que nos fazem arrancar cabelos e espumar de raiva.

O sistema operativo dominante no mercado é, como todos sabemos, o Windows (janelas para os amigos) criação da cortesia da Microsoft de Bill Gates. É frequente não haver compatibilidade com determinados programas criados por outras casas de software. O Windows Vista, cujo lançamento se aproxima, já está a gerar polémica com a Symantec e a Adobe.

Bom, mas falando de erros, certamente já ouviram falar dos famosos "blue screens" ou fatal errors... a mim felizmente nunca me tocou um desses, mas eles "andem aí". Quantas vezes já não desesperaram por não apagar determinado ficheiro? Quantas vezes já não se irritaram por não conseguir gravar um CD, ou ver determinado filme? Faltam codecs ou plugins ou o catano...

Ou até fazer uma cópia? Esta animação está simples, mas excelente... lolololol :)

O meu Pc cá em casa, por exemplo, agora não desliga! Não faz "shut down" e em vez disso faz sempre "restart", mesmo quando pressiono o botão de ligar/desligar... só desliga lá atrás (na caixa) no botão da fonte... é lindo! Não faço ideia do que seja... Anda feito parvo! E só me apetece bater-lhe! E tu? Como te dás com o teu Pc?

sábado, outubro 28, 2006

Sem Palavras

Muse - Campo Pequeno - 26-10-2006









quinta-feira, outubro 26, 2006

Muse Live

Muse é uma banda britânica de rock alternativo (de Teignmouth). Os membros são Matthew Bellamy (voz, guitarra, piano), Christopher Wolstenholme (baixo) e Dominic Howard (bateria).

A banda foi formada no início dos anos 90, na escola, e em 1999 lançaram o CD Showbiz. O álbum foi bem recebido pelos críticos e os singles Muscle Museum e Unintended tiveram algum sucesso dentro e fora do Reino Unido. Dois anos depois, lançaram o segundo CD, Origin Of Symmetry, que teve um sucesso ainda maior que o seu antecessor e lançou os Muse numa digressão pelos quatro cantos do mundo.

Em setembro de 2003, saiu o seu terceiro álbum de originais, intitulado Absolution. O álbum foi nº1 no Reino Unido e os singles Time Is Running Out e Hysteria foram sucessos imediatos, entrando para as playlists da maioria dos canais de música e rádios. Black Holes and Revelations, foi lançado em Julho deste ano e, assim como o seu antecessor, estreou na primeira posição das tabelas britânicas.




Já cá vieram em 2000 à Ilha do Ermal, em 2002 deram 3(!) concertos cá Aula Magna, Hardclub e Festival Sudoeste e em 2004 vieram ao Super Bock Super Rock. Voltam hoje a Portugal para um concerto no renovado Campo Pequeno e eu vou lá estar!

quarta-feira, outubro 25, 2006

Sósias

Sósia "do Lat. Sosia, n. pr.
s. 2 gén., pessoa que é muito parecida com outra."


Olhem-me bem estes cãezinhos! São trigémeos (onde já vi eu isto Bob? - lol)... e são pertença do nosso amigo jogador de futebol, que está aqui em baixo ao lado do seu primo da saga Guerra das Estrelas.

Não se nota que são aparentados? Eu acho que é óbvio o seu grau de parentesco... são a cara chapada um do outro! lol

Este post de hoje parece um verdadeiro Ataque dos Clones. O Michael Jackson até que ficou bem favorecido nesta comparação... ele que foi o primeiro afro-descendente a atingir a côr beige.

Os crominhos... o Milhouse, um puto cromo irritante da série Simpsons e o pseudo intelectual do cinema Woody Allen. Qual deles o mais cromo?

Bem... aqui nem há comentários a fazer... é que é mesmo isso! Ambos personificam o mesmo... lol

E tu? Já viste se anda por aí um sósia teu pelo mundo?
Dizem que todos temos um... que andará o gajo a fazer?

terça-feira, outubro 24, 2006

Music Moods

Música. Já ouço música desde que me conheço. Sempre esteve lá. Sempre ligada a alguma coisa, as melodias despertam em nós emoções e sentimentos. Uns bons outros nem tanto...

E existe música para todos os gostos. Da Clássica ao Pop e do Metal ao Reggae temos uma parafernália de emoções e de estilos de música para escolher. Umas vezes procuramos obter um estado de espírito, outras vezes mantê-lo ou, até mudá-lo. A música tem esse poder.



Estas três músicas que aqui coloquei são disso bom exemplo. A primeira é totalmente alegre e bem disposta. A segunda destila raiva por todos os poros e a terceira é o peace and love mais bonito que existe... é só optar... ;) aliás, como já não sei como pôr mais músicas a tocar numa "playlist" nesta porcaria, fica só uma... Ok? Eu vou mudando entre as três de vez em quando... :D


Que estados de espírito mais procuram na música e em que condicionantes? Para sair bem disposto para a rua ou para carpir mágoas na almofada. Existe música para todos os momentos. Que música escolhem para que ocasiões? Divaguem... na músicalidade da vossa alma.

segunda-feira, outubro 23, 2006

Travessia

Segunda feira... esse dia tenebroso, que nos tira do descanso de fim de semana para mais uma jornada de trabalho. O tema de hoje é também ele uma jornada, mas diferente, mais filosófica. A travessia da vida.



A existência humana é uma travessia. É como se fôssemos colocados dentro de um barco numa qualquer margem de um rio, e o objectivo é, como é óbvio, chegar ao outro lado o mais incólume possível. E temos que remar... e muito! Este rio, embora aparentemente calmo, é sinuoso, tem correntes e inúmeras provas a vencer. Atiramo-nos nesta demanda cheios de confiança e esperança em ser bem sucedidos mas, por vezes esmorecemos, questionamos tudo, colocamos em causa a razão de ser desta coisa chamada existência.

Há depois quem apareça numa margem, acenando, demonstrando disposição para nos acompanhar nesta travessia. Mas terá também que remar connosco, sob pena de ficarmos irremediavelmente à deriva, à mercê das vontades alheias deste curso de vida que nos tolhe.

As dificuldades para superar a prova são incomensuráveis. E a escolha de quem colocamos no barco é determinante. Se só um remar, o barco ficará coxo, amputado de um remo, aos círculos, perdido na imensidão...

sexta-feira, outubro 20, 2006

I Don't Care


Olá pessoal. Ontem nem cá pude vir de tarde devido ao lufa lufa laboral (e só agora pude ler algumas das coisas que por cá se escreveram). Muito inspirados os meninos! Bem... hoje não há tema nenhum, senão não haver tema! Não me apetece pensar! lol

Chega à sexta-feira e em vez de me apetecer sair e ir estroinar, não! Apetece-me é dormir... estou cansado de uma semana inteira a dormir mal e a bulir bem... de fininho! E depois chego a casa e ainda tenho que fazer uma série de coisas... e ainda querem temas? No way! É sexta e é tema livre! ;)

Estou assim para o morto de tanto cansaço acumulado. Preciso de me deitar e descansar à moda do Conde Drácula. O sono dos mortos! Deitadinho no caixão à espera que a noite chegue de novo para atacar novas presas... loololol


Como tal hoje não me apetece fazer post nenhum. I don't care! Tou-me a cagar! Qualquer reclamação é favor fazer soar a campaínha que se encontra aqui à esquerda, e talvez, pode ser que a gerência vos ature... ou não! :D

quinta-feira, outubro 19, 2006

Ibéria

Olá pessoal. Hoje venho falar-vos de um assunto que me saltou à vista ao ler o jornal de ontem. Parece que quase metade dos espanhóis inquiridos (45,6% para ser mais preciso) revelou-se a favor da integração de Portugal na já apelidada de Gran Iberia, isto segundo a revista Tiempo.

Esta fusão seria efectuada num regime federalista. Ou seja, Portugal passaria a ser mais uma província integrante do território espanhol, tal como a Galiza ou a Catalunha por exemplo. Segundo a mesma publicação, desta fatia populacional que está favorável à integração, 43,4% defende a manutenção do nome "Espanha", contra 39,4% que seria a favor do nome "Iberia". A capital manter-se-ia em Madrid e como chefe de Estado o Rei Juan Carlos.

Mas, não é só além fronteiras que esta ideia tem adeptos. Relembro que a revista Sol publicou uma sondagem, segundo a qual, 28% dos portugueses seria a favor de uma união com nuestros hermanos. Já não os vemos como o "inimigo" como em tempos idos. E a vida, cá por estas paragens, começa a ser como a música que se segue...



E agora? Se pensarmos nisso, a nível económico, já fomos mais do que anexados. Mas, que aspectos positivos e negativos acham vocês em algo desta magnitude? O que ficaria melhor e pior? Seriam contra ou a favor? Podem propôr alternativas e variantes à vontade!

quarta-feira, outubro 18, 2006

Thunderstruck

Neste momento, estou a escrever estas linhas para vocês enquanto lá fora os relâmpagos luminescem na noite escura... que belo cenário! Mas afinal o que é uma trovoada?

Para uma trovoada se formar é necessário que exista elevação de ar húmido numa atmosfera instável. Se elevação de ar é suficientemente forte, o ar arrefece até temperaturas abaixo do ponto de orvalho e condensa, libertando calor latente que promove a elevação do ar e «alimenta» a trovoada.

As trovoadas mais fortes são geradas quando ar quente e húmido sobe rapidamente, com velocidades que podem chegar aos 160 km por hora, até altitudes mais elevadas e mais frias. Os relâmpagos surgem quando as partículas de gelo ou neve de uma nuvem começam a cair de grande altitude em direcção à superfície e correspondem à libertação de energia devida à diferença de carga entre as partículas.

Os trovões são o ruído que os relâmpagos fazem quando atravessam o ar. Durante uma trovoada geram-se descargas eléctricas para equilibrar a diferença de potencial entre o topo da nuvem (cargas positivas), a base da nuvem (cargas negativas) e o solo (carga positiva). A atmosfera funciona como isolador entre a nuvem e o solo. Quando a energia envolvida numa tempestade ultrapassa a resistência do ar, gera-se uma descarga entre os pólos de carga oposta. O rápido aumento da pressão e temperatura fazem expandir violentamente o ar envolvente ao raio a velocidades superiores às do som, gerando-se uma onda de choque. O ribombar posterior a um trovão é conseguido pelo eco da onda de choque nas altas camadas da atmosfera e na geografia envolvente.


Sempre foi algo que apreciei. As trovoadas. Claro que inicialmente tinha medo, mas depois este deu lugar ao fascínio. Toda aquela energia electromagnética. Pois é. Neste momento sinto-me assim. Eléctrico! E em choque também...

terça-feira, outubro 17, 2006

"Money, Money, Money...

... must be funny in a richman's world".

Abba - Money, Money, Money

Dinheiro, pilim, pasta, papel, guita, argent, money, geld, soldi, dinero... tantos os nomes que ele tem... quase tantos como o demónio!

Depusemos a troca directa de bens por um meio de efectuar transacções chamado numerário. Dinheiro! É o meio para adquirir tudo. É com ele que compramos tudo. Sem ele não vivemos... o mundo gira à sua volta.

Há quem faça de tudo por dinheiro. Quem venda o corpo, a alma, a mãe ou o cão... interessa é arranjar dinheiro! Tudo se consegue com dinheiro. Não se compra a felicidade? Não sei se acredite...

E depois há quem entre em concursos como aquelas verdadeiras pérolas da Tvi. O Big Brother, a Quinta das Celebridades... e esta lindeza nova do milionário. Como as pessoas se engalfinham por uma soma em dinheiro! How low can you go?

E agora? Que fariam vocês por dinheiro? Muito e fácil... é tentador. Imaginem só uma quantia assim astronómica... tipo Euromilhões. Será mesmo verdade que todos temos um preço?

segunda-feira, outubro 16, 2006

Perspectivas

Olá pessoal. Hoje fala-se por aqui de mulheres. Mas de um modo algo antiquado. Inspirei-me para este post numa conversa que ouvi no café. Eu sei que "a coisa" não é estanque. Existe a dualidade anjo/demónio dentro da mesma pessoa. Umas são uns verdadeiros anjos...

Estas são as com que se fica e se pensa em constituir família... casar e ter filhos. É esse o desígnio que se reserva para mulheres como estas.

Depois temos as diabas... verdadeiros "imans" da carne que nos apelam à luxúria sem limites... mas, segundo rezavam as tais vozes de café, não é com essas que ficamos...

São um pouco como as bonecas desta imagem. Descartáveis. Usam-se e deitam-se fora. Só para o sexo.



Pois é. Rezava-se antigamente que com umas brinca-se, com outras casa-se. Mas isto era antigamente? Ou ainda será assim hoje em dia?