quarta-feira, julho 26, 2006

Inspiração

Inspiração
Em português, do Latim inspiratione
s. f.,
acto ou efeito de inspirar ou de ser inspirado;
absorção do ar para os pulmões;
sugestão;
entusiasmo criador;
insuflação divina;
estro;
influxo.

A inspiração na criação artística refere-se a um irracional e inconsciente rasgo de creatividade. Literalmente, a palavra inspirado, tem a sua origem tanto no Grego, como no Hebraico soando de igual modo. Nos primeiros ensaios sobre a inspiração (nos trabalhos de Homero especialmente), o ritual e a origem divina da inspiração eram importantes e sempre mencionados. Os Oráculos recebiam inspiração dos Deuses e, por sua vez, estes inspiravam os mortais. Os pensadores gregos diziam que a inspiração de um poeta ou artista fazia com que entrassem em êxtase ou furor poeticus (em Latim), o divino frenesim ou a loucura poética. O individuo era transportado para além dele próprio e eram-lhe concedidos os pensamentos dos deuses do Olimpo.

O poeta era levado para o mundo da divina verdade e a sua apreensão temporária é o que permite a criação de algo belo e imemorável. A invocação de musas e dos vários deuses (Apollo e Dionísio especialmente) eram o manancial da inspiração. Providenciavam o bafejar divino sobre o criador.

"Por vezes quero pensar e não consigo
Entro numa roda de mim comigo
Numa espiral descendente
Que sendo recorrente
Já ganhou vício
E junta início
De mim
Ao fim"

Autor Desconhecido



E agora pergunto eu... onde andam os deuses do Olimpo e as musas quando tanto necessitamos deles? E quando não há inspiração?

Sem comentários: