quinta-feira, julho 27, 2006

Self Esteem

Em psicologia, auto estima inclui a avaliação subjectiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau. A auto-estima envolve tanto crenças auto-significantes (por exemplo, "Eu sou competente/incompetente", e emoções auto-significantes associadas (por exemplo, triunfo/desespero, orgulho/vergonha). Também encontra expressão no comportamento (por exemplo, assertividade/temeridade, confiança/cautela).

Em acréscimo, a auto-estima pode ser construída como uma característica permanente de personalidade (traço de auto-estima) ou como uma condição psicológica temporária (estado de auto-estima).

O nível e a qualidade da auto-estima, embora correlacionados, não são sinónimos. A auto-estima pode ser elevada, mas frágil (por exemplo, narcisismo) e baixa, porém segura (por exemplo, humildade).

Pode definir-se a auto estima, então, como o sentimento de aceitação e apreço por nós mesmos, e que se une ao sentimento de competência e valor pessoal. O conceito que temos de nós próprios não é algo herdado, mas sim aprendido com o que nos rodeia, mediante a valorização que fazemos do nosso comportamento e da assimilação e interiorização da opinião dos demais em relação a nós.

A importância da auto estima impulsiona-nos a actuar, a seguir em frente e motiva-nos para perseguir os nossos objectivos.

Quem tem uma auto estima alta respeita-se a si mesmo, reconhecendo a sua própria dignidade e valor. Pelo contrário, quem tem uma auto estima baixa valoriza-se pouco e fica mais abaixo dos demais. A importância de nos conhecermos a nós próprios é fundamental para poder enfrentar as exigências do mundo actual...


E essa auto estima? Como está? Que imagem tens de ti próprio? E que imagem projectas de ti ao mundo? São a mesma? E os outros? Como te definem? Vá escalpelizem-se! Amaze me!

Sem comentários: