segunda-feira, setembro 11, 2006

9-11

Como o tempo passa... é irreal! Parece que foi ontem. No entanto faz agora 5 anos que ruiram as duas torres do World Trade Center.

A América acordou em choque com os embates dos aviões no grande símbolo do poderio empresarial do país. O gigante americano afinal não era inatingível nem inexpugnável.

Teve o condão de fazer com que o povo americano conhecesse o terror dentro das suas próprias portas. E abriu-se uma nova era de guerra à escala mundial.

Em qualquer local pode acontecer um ataque. "Ninguém está a salvo" foi a ideia que passou e que o mundo fixou. A ameaça poderá rebentar de qualquer quadrante. Para a América veio a servir politicamente, mais tarde, como desculpa para poder atacar indiscriminadamente (Afeganistão e Iraque) o chamado Eixo do Mal.

Que se seguirá? Como encararam os acontecimentos de Setembro de 2001? Eles estavam a pedi-las? A administração americana permitiu os ataques propositadamente para branquear futuras incursões bélicas? Ou simplesmente desleixou-se? Teorizemos sobre a génese do que sucedeu.

Sem comentários: