quarta-feira, março 22, 2006

Blogosfera

Amigos hoje o tópico é sobre aquilo que me permite a mim e a vós comunicarmos uns com os outros. Os Blogs.

Falamos e brincamos neles, mas será que vimos a big picture? Como dizia o meu velho amigo Jack the Ripper: vamos por partes.

O que é um blog afinal? É um meio plo qual a tecnologia emergente (Internet) nos permite veicular informação. A informação é hoje e, desde há bastante tempo, o bem mais precioso que existe. Nem ouro nem petróleo. Acontece que era algo de pertença de apenas alguns individuos ou grupos que a filtravam e forneciam a seu belo prazer (e tendo em conta os seus interesses) plos canais tradicionais de comunicação - Televisão, Rádio e Imprensa. Isso mudou. Agora todos podemos veicular informação. Já não se consegue esconder algo demasiado tempo da opinião pública.

Ora como todos sabemos fazer um blog demora semanas e é preciso ter um curso especial para o fazer... (NOT!) Demora 5 minutos a um leigo... (até há caixas de email mais morosas...) Neste momento já é possível criar posts via telemóvel! Dos bons claro.

Com tal facilidade de execução deu-se uma explosão. Os blogs nascem aos milhares "as we speak" e a informação quer seja individual e pessoal, geral e abrangente, verdadeira ou falsa passa de mão em mão até ao outro lado do mundo... em segundos. Um exemplo: Eu descubro que um certo produto não vale um "chavelho" e venho para aqui denegri-lo. Amanhã um de vocês transmite a outro, e a outro... e a marca/empresa vai perdendo clientes e dá o berro. É um poder tremendo. De criar ou destruir. Acarinhar ou criticar. Já não nos limitamos a absorver dados. Optamos por dar atenção ao que nos parece bem (ou nos apetece), opinamos e fazemos opinar sobre ele.

Por outro lado é também agora já quase uma obrigação para mim. Sinto-me compelido a cuidar dele. É o meu animal de estimação cibernético. O Tamagoshi da Net. Sinto todos os dias a necessidade (compulsiva?) de postar algo para que receba feedbacks vossos. O bicho mordeu-me.





Bzz... bzzz o sangue do Manta tava quentinho e docinho!




E como! Claro que existe muito lixo cibernético e muitos blogs (incluindo este) só têm porcarias. Mas são as nossas porcarias, que nos deu na telha de partilhar. É esta a revolução informativa que quero que abordem na maneira que acharem mais conveniente. Atoardem aí!

Sem comentários: