segunda-feira, março 27, 2006

Trance Tribe

Trance é o nome dado a um sub-género da música electrónica desenvolvido e popularizado ao longo da década de 1990. Criado na Alemanha por volta de 1988, por Paul Van Dyk, Dr. Motte e Torsten Stenzel. É complicado descrever o conceito da música e da cultura trance, mas normalmente este é referido como uma evolução duma combinação de techno, dance, house e outras influências. Este é um dos géneros de música electrónica mais populares por todo todo o mundo hoje em dia, estando centrado na Europa o maior número de adeptos. Já faz alguns anos que os Dj's de Trance são os melhores do mundo. Quando se fala de Trance e de festas deste estilo de música o que quase todos associam a este fenómeno é o uso de drogas. Nomeadamente Ecstasy (MDMA). É algo que marca a sua presença de modo indelével. Mas não é só e apenas isso. Acontece que o que está subjacente a todo este fenómeno é a celebração. Celebrar a vida com dança é algo que a Humanidade practica desde tempos imemoráveis. É algo de tribal. Não se pode abordar este fenómeno sem referir Goa Gil. É o Guru do trance. Figura incontornável e uma lenda viva para todos os que gostam de trance. Goa Gil (nome verdadeiro Gilbert Levey) nasceu nos EUA, é Dj e organizador de festas. É um dos fundadores do Goa Trance e de todo o movimento trance psicadélico dentro da música de dança electrónica. Nascido em 1951 cresceu em São Francisco, California, assistiu ao nascimento do movimento hippie e do acid rock. Não gostou do caminho que a cena musical de São Francisco levava e então decidiu mudar-se para Amsterdão e depois para a India. Aqui veio a descobrir os "sadhus", sagrados eremitas da floresta que se cobriam com cinzas e bebiam o "elixir dos deuses". Gil tornou-se ele próprio um Sadhu, Baba Mangalanand, na ordem de Juna Akhara. Então ele e os seus amigos reuniram equipamento e começaram a passar música ao vivo durante toda a noite nas praias de Goa (daí o nome artístico). Para ele, a dança é uma forma activa de meditação e a música trance é um modo de redefinir os antigos rituais tribais no século XXI.

"Since the beginning of time mankind has used music and dance to commune with the spirit of nature and the spirit of the universe. Through the trance dance experience hopefully people will become more sensitive and aware of themselves, their surroundings, the crossroads of humanity, and the needs of the planet. With this awareness comes understanding and compassion. That is the need of the hour, and the true Goa state of mind." Goa Gil



Já foram a alguma festa? Conhecem decerto pessoas e histórias relacionadas com estes eventos... Que pensam deste fenómeno?

Olha a ave rara:

Sem comentários: