terça-feira, agosto 08, 2006

Army 4 What?

Então? Mas afinal para que serve isto? Tomam conta das ruas? Não isso é a PSP e a GNR que fazem! Com que utilidade temos nós neste país um Exército? Para que serve esta máquina sugadora de recursos monetários que poderiam muito bem ser empregues noutras áreas com muito mais benefícios? Não temos conflitos nenhuns com ninguém...

De que nos serve ter Tanques de Guerra se não entramos em guerra com ninguém nem temos uso para esta trampa toda sem ser para marchar diante das Nações Unidas e americanices afins? Atirar uns petardos às couves e tal... para quê? Se nem os incêndios combatem, nem as matas limpam? Para que serve o Exército afinal?!?

Para quê Fragatas de Guerra a gastarem combustível à barda em passeios plos oceanos e mares internacionais. Para dispararem obuses contra inimigos imaginários que boiam nas águas? Só dinheiro atirado à rua (neste caso à água)! Nem da costa portuguesa tomam conta. Para isso há a Polícia Marítima!

O único ramo bélico em que vejo alguma utilidade é a Força Aérea. Sempre fazem algo que nenhum outro faz. Tomam conta dos céus e da sua transitabilidade. Algo que ninguém faz além deles. Em suma: Além de todo o gasto em equipamento há o gasto em pessoal. Altos ordenados e reformas antecipadas e cheias de regalias, na saúde, etc. É sempre a facturar e utilidade? Zero!

Posto isto, analisemos a situação tendo como exemplo do inverso a Costa Rica. Neste país não existe Exército desde que se consagrou a Constituição de 1949. Hoje são o país que mais licenciados tem e produz mundialmente. Acabaram com o Exército e investiram na Educação.
Que acham deste assunto? Opinai!

Sem comentários: