quinta-feira, outubro 19, 2006

Ibéria

Olá pessoal. Hoje venho falar-vos de um assunto que me saltou à vista ao ler o jornal de ontem. Parece que quase metade dos espanhóis inquiridos (45,6% para ser mais preciso) revelou-se a favor da integração de Portugal na já apelidada de Gran Iberia, isto segundo a revista Tiempo.

Esta fusão seria efectuada num regime federalista. Ou seja, Portugal passaria a ser mais uma província integrante do território espanhol, tal como a Galiza ou a Catalunha por exemplo. Segundo a mesma publicação, desta fatia populacional que está favorável à integração, 43,4% defende a manutenção do nome "Espanha", contra 39,4% que seria a favor do nome "Iberia". A capital manter-se-ia em Madrid e como chefe de Estado o Rei Juan Carlos.

Mas, não é só além fronteiras que esta ideia tem adeptos. Relembro que a revista Sol publicou uma sondagem, segundo a qual, 28% dos portugueses seria a favor de uma união com nuestros hermanos. Já não os vemos como o "inimigo" como em tempos idos. E a vida, cá por estas paragens, começa a ser como a música que se segue...



E agora? Se pensarmos nisso, a nível económico, já fomos mais do que anexados. Mas, que aspectos positivos e negativos acham vocês em algo desta magnitude? O que ficaria melhor e pior? Seriam contra ou a favor? Podem propôr alternativas e variantes à vontade!

Sem comentários: