quarta-feira, outubro 11, 2006

Rinite

De entre as inúmeras alergias que se conhecem, há uma que desencadeia os sintomas quando o contacto com o agente alérgeno é realizado por via respiratória. É a denominada rinite alérgica.

A rinite alérgica é causada quando o indivíduo entra em contacto com alérgenos inalantes do meio ambiente. Os agentes mais frequentes são os ácaros do pó da casa (poeira) e os pólenes das plantas. Ao entrar em contacto com estes agentes, o indivíduo, que já possui uma predisposição genética para a alergia, desenvolve uma reacção alérgica e inflamatória que, por sua vez, desencadeia uma série de reacções por parte do organismo.

Esta alergia respiratória pode ser do tipo perene, ou seja, acomete a pessoa durante todos os meses do ano, ou sazonal, quando os sintomas aparecem somente em algumas estações do ano, como é o caso da Primavera.

Do ponto de vista clínico, a rinite apresenta sintomas como a «obstrução nasal (nariz entupido, falta de ar), rinorreia (corrimento nasal), espirros e prurido (comichão no nariz)», descrevem os imunoalergologistas. Muitas vezes, associado a estes sintomas há um envolvimento ocular, com lacrimejo, comichão e olhos meio avermelhados. Em muitos casos, devido aos indicativos, esta alergia é facilmente confundida com as gripes ou com as constipações.

Neste planeta onde a qualidade do ar que se respira é cada vez menor, não é de espantar que cada vez mais proliferem este tipo de afecções e irritações. Eu neste momento estou assolado por ela...

Sem comentários: