segunda-feira, maio 22, 2006

1,2,3... Som!

Olá pessoal! Hoje parece-me bem abordar o tema sonoro. A música! Uma influência enraizada na minha pessoa desde tenra idade. Sempre me acompanhou ao longo da minha vida até hoje. Claro que há coisas que te marcam mais do que outras na tua existência como ser vivo. Posso dizer que houve uma banda sonora em muitos desses momentos. A música que ouvi e ouço sempre me disse muito em relação a determinadas fases que atravessei, a pessoas com quem estava e convivia, a estados de espírito. O feeling de uma época ou de uma ocasião. A música faz-me recordar.

É verdade amigos. Eu ouvi (e ouço quando para aí me dá!) Jean Michel Jarre. Acho que hoje gosto tanto de música electrónica (e de dança) por influência do som dele. Tantas vezes me deitei na cama e me deixei levar para o imaginário electrónico até adormecer. Marcou uma época em que conheci pessoas que ainda hoje são meus grandes amigos.

Também tive uma fase mais ametalada. Comecei a ouvir Iron Maiden, Metallica, Sepultura, etc, etc. E daqui passei para inúmeras outras bandas de sonoridade metal - Marilyn Manson, Rammstein, etc. Desde o metal puro ao death metal, doom metal e grind metal. Sonoridades de guitarra eléctrica, bateria rápida e vozes iradas - lol! Ouço algumas coisas deste tipo. Depende do estado de espírito. Mas estas bandas e este som marcaram bastante a minha adolescência em que comecei a sair mais para noite com amigos que ainda perduram para ouvir este tipo de música no Rockline, no Rookie...

Depeche Mode. É bem capaz de ser a banda da minha vida! Estão cá quase desde sempre. Ouço-os desde os 11 (!) anos! Sempre me cativou o seu tipo de som, as letras e todo o ambiente da música que os caracteriza. São a influência maior que tenho a nível musical. Simplesmente sublimes. A única banda que penso que possa vir a chegar-se-lhe aos calcanhares (para mim) são os Muse, se bem que têm estilos muito distintos.


É a introdução possível uma vez que deixo muitíssimas coisas de fora. Especialmente músicas isoladas que estão ligadas a ocasiões específicas (sim essas também seus perversos!). Agora pega no teu leitor de mp3 imaginário e coloca lá dentro albúns, músicas, bandas... e faz a playlist da tua vida. O que ouviste e ouves e a que fases ou ocasiões estão ligadas. É esse o objectivo do tema de hoje. Diz-me o que ouves, dir-te-ei quem és.

Ps1: No radio blog está o que trago no leitor de mp3 real hoje.
Ps2: Quanto ao tema - "Gostos não se discutem... lamentam-se" - lol!

Sem comentários: