sexta-feira, maio 12, 2006

Portugal Nº 1!!!

Portugal é o país que regista o maior número de divórcios da União Europeia, onde a cada 33 segundos um casamento é desfeito, de acordo com um estudo do Instituto de Política Familiar, sedeado em Madrid. Feitas as contas, são quase um milhão de rupturas matrimoniais por ano. Portugal surge como o grande campeão, tendo registado, de 1995 a 2004, o maior aumento na taxa de divórcios (89 por cento).

Somos os maiores!!! Será das constantes "dores de cabeça"?

O presidente do IPF, Eduardo Hertfelder, classificou a situação de "alarmante" e diz que para se ter a percepção da "importância dos números, é necessário assinalar que, em apenas 15 anos (de 1990 a 2004), registaram-se na Europa dos 15 mais de 10 milhões de divórcios". Só em 2004 registaram-se 955.600 divórcios, o que representa um aumento de quase 50 por cento em relação a 1980, ano em que 637 mil casamentos tinham sido desfeitos.

Ou será dos hábitos?

Para Eduardo Hertfelder, "a agravar a situação está o facto de a diferença entre matrimónio e divórcios ter diminuído para metade nos últimos anos, de maneira que, por cada dois casamentos que se realizam na UE, um termina em divórcio". Se há 25 anos, por cada 4,6 casamentos, existia um divórcio, em 2004, por cada 2,3 matrimónios, dá-se um divórcio.

E aqui fica uma bela maneira de o demonstrar!


E porquê? A malta já não tem paciência? Já não toleram como antigamente, em que um laço deste tipo deveria ser "até que a morte nos separe", como consagrado no catolicismo? Que se passa afinal? Têm ideia?

Sem comentários: