segunda-feira, maio 08, 2006

Apertem o Torniquete!

«do Fr. "tourniquet"
s. m., cruz móvel em posição horizontal na entrada de uma rua ou de qualquer recinto, para só deixar passar os peões; aparelho para demonstrar a reacção dos fluidos; trapézio fixo; torno; instrumento cirúrgico para comprimir as artérias, suspendendo as hemorragias; antigo instrumento de tortura inquisitorial


Aí está o chamado apertão-mor! Em vez do tradicional cinto que nos dizem constantemente para apertar... acho que não é um cinto... é mesmo é um torniquete! Os preços aumentam, as taxas de juro Euribor estão nos píncaros, o petróleo sobe em flecha e com ele os preços de tudo! Da gasolina, dos transportes de pessoas e mercadorias... e nós apertamos mais um bocadinho... e depois ainda nos dizem que temos que trabalhar mais anos e descontar mais porque senão não há dinheiro para a segurança social nos pagar as nossas reformas... mas e incentivos? Onde andam eles?

Então o Sócrates foi ao país das maravilhas e veio de lá com um telemóvel novo e ofereceu... vinho! Lindo! Portugal e Finlândia são nações parecidíssimas! Não haja dúvidas! Trouxe de lá novas e frescas ideias para nos espremer mais um bocado valente! Mas nessa mesma altura recebemos emails nas nossas caixas com informações sobre chorudas reformas, subsídios e ordenados por parte dos mais diversificados componentes do aparelho de estado... juízes, secretários, administradores de empresas ligadas ao governo, etc, etc, etc... fora as falcatruas nos negócios em geral, promiscuídades empresariais, fuga aos impostos... o exemplo dado é por demais fenomenal!

E o dinheiro, claro está, não estica e não chega para tudo... então... nós apertamos mais e mais o torniquete... e vamos de férias para a neve como este aqui em cima...

Que medidas tomavas tu se tivesses poder? Como se combateria a crise na tua óptica? Reduzir as despesas e aumentar os lucros. Como? Chega de lamentações Portugal! Queremos soluções!

n.d.r: A música de Ena Pá 2000 foi deixada propositadamente ficar no radio blog. Acho que se aplica!

Sem comentários: