terça-feira, junho 27, 2006

Believe It Or Not

Fantasmas são uma suposta aparição dos mortos. Um fantasma é suposto ser o espírito ou alma de uma pessoa que permanece na terra depois do seu falecimento. Cada cultura no mundo contém histórias sobre fantasmas, mas as crenças divergem substancialmente de acordo com o período e local, muitas vezes discordando sobre o que são fantasmas e se realmente eles existem.

Segundo a "Enciclopédia do Sobrenatural", o termo "fantasma" normalmente refere-se a "aparição imaterial" de uma figura humana que, se identificável, é de alguém falecido. O termo "aparição", como fantasma, é usado popularmente desde há séculos, mas nunca com um sentido específico estritamente definido. Por isso, não é um termo que possa ser definido clara e precisamente. As aparições não são vistas por todo mundo. Só indivíduos, de vez em quando, comunicam uma experiência dessas. Em geral, ocorre quando a pessoa está só, embora casos em que mais de um indivíduo parecem ter tido a mesma impressão ao mesmo tempo, tenham sido comunicados com frequência suficiente para exigir uma explicação. Geralmente, a experiência com aparições ou fantasmas é transitória e não há muita probabilidade de que se repita.

Consequentemente, a ocorrência não é verificável com facilidade, e a sua comunicação corre o risco de provocar cepticismo ou descrença na maioria dos casos. Actualmente, toda a lista de experiências de aparições de fantasmas são atribuídas a experiências "psi" ou parapsíquicas. Fantasmas geralmente são tipicamente descritos como, meio transparentes, em forma de neblina, sombras, ou emanando uma cor prateada. Algumas vezes eles também se manifestam visualmente de forma clara ou através de diferentes fenómenos como movimento de objectos, barulhos etc, que pressupostamente não possuem uma explicação natural.

No ocidente (essencialmente católico) aqueles que acreditam em fantasmas sustentam que estes são almas que não conseguiram encontrar descanso depois da morte, e consequentemente estão aprisionadas na terra. A inabilidade de encontrar descanso é geralmente explicada como algumas responsabilidades não resolvidas, como a vítima que busca justiça ou vingança depois da sua morte. Criminosos geralmente são descritos como almas penadas que querem evitar o Purgatório ou o Inferno. Tanto no Ocidente como no Oriente compartilham-se algumas crenças fundamentais sobre fantasmas. Eles geralmente podem vaguear por lugares onde viviam, ou aonde faleceram. Tais locais geralmente são conhecidos como assombrados. Fantasmas não possuem um corpo físico como os seres humanos. Mas geralmente vestem-se com as roupas com que eram vistos enquanto vivos...


Fonte: Wikipedia


Qual a tua relação com estes fenómenos? Acreditas em espíritos, presenças ou fantasmas? Já fizeste sessões espíritas? Que histórias já ouviste alguém que conheces contar? Que coisas demasiado estranhas já te aconteceram ou das quais tiveste conhecimento? Como dizia o outro: «eu não acredito em bruxas, mas lá que as há… há»

Sem comentários: