quinta-feira, junho 01, 2006

Dia Mundial Da Criança

Hoje é o Dia Mundial da Criança! Como tal vou escrever este post como se estivesse a falar com os mais pequenitos e, assim sendo, para que eles me entendam vou simplificar o que esta data representa. Vou trocar por miúdos! Ok... e como sou um gajo esgroviado, vou colocar aqui também uns belos videos para destoar ou desanuviar! Lol!

Cartman rules! Hahahahaha! Ok... agora vou falar a sério...

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes. É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente), por isso não leiam os posts de há dois e três dias atrás neste mesmo blog! Lol! Aham...

Bem... continuando... sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950? Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945. Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida. Mais ou menos como agora se vive em Portugal! Lol! Cof, cof... as crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras. Sabias que mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever? E também viviam em péssimas condições para a sua saúde. Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF.

Não te metas na droga!!!

Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo (vá meninas vangloriem-se lá). Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano. Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:

1- afecto, amor e compreensão;
2- alimentação adequada;
3- cuidados médicos;
4- educação gratuita;
5- protecção contra todas as formas de exploração;
6- crescer num clima de paz e fraternidade universais.



Sabias que em só nove anos depois, em 1959 é que estes direitos das crianças passaram para o papel? E mesmo assim hoje é o que se vê... quanto tempo ainda será preciso? O melhor do Mundo são as crianças!

Sem comentários: