segunda-feira, abril 17, 2006

Cappo Berlusconi

Silvio Berlusconi (nasceu a 29 Setembro de 1936) é um político italiano, empresário e proprietário de meios de comunicação social. É o lider do movimento Forza Italia, um partido de centro-direita que fundou em 1994. Fundador e principal accionista do Fininvest, a segunda maior empresa italiana (a seguir à Fiat), que opera em média e tem a seu cargo três canais de televisão privados. Juntos fazem perto de metade do mercado italiano de televisão. É também muito conhecido por ser (já desde 1986) o presidente do Ac Milan um dos principais clubes do país. Durante esta sua presidência o clube já amealhou vários troféus caseiros e internacionais. De acordo com a revista Forbes, Berlusconi é a pessoa mais rica de Itália, um alegadamente self-made man com bens pessoais na ordem dos $12,000,000,000 (USD) em 2005, fazendo dele a 25ª pessoa mais rica do mundo.

Subiu muito rapidamente na arena política. Foi eleito primeiro ministro nas eleições de Março de 1994, quando o Forza Italia ganhou uma maioria relativa três meses após ter iniciado este projecto oficialmente. No entanto o seu ministério teve um colapso após sete meses devido a desacordo interno na coligação. Berlusconi demitiu-se oficialmente dos seus cargos no grupo comercial, mas no entanto mantém-se como o seu maior accionista e esses postos foram atribuídos a membros da sua família e amigos ou colaboradores próximos (que LOL). Na eleição de 1996 concorreu para primeiro ministro mas foi derrotado plo candidato do centro esquerda Romano Prodi. Entre 1996 e 2001 foi o líder da oposição a este no Parlamento. Novamente nas eleições de 2001 foi o candidato do centro-direita e venceu contra Francesco Rutelli. Formou o seu segundo governo que foi o que mais tempo durou na história da república italiana até hoje. A nível económico levou a cabo políticas conservadoras, mas também populares (para contrabalançar), baixando os impostos e colocando facilidades às empresas de modo a facilitar o seu crescimento. Na vertente social o governo de Berlusconi implementou programas de ala direita fazendo passar leis contra a imigração, a inseminação artificial e o uso de drogas.

Na política exterior a sua postura tem sido pro-americana, chegando mesmo a causar atritos com as nações europeias devido a esse facto. Apoiou George W. Bush na invasão ao Iraque em 2003 enviando tropas italianas para fazerem parte da "coligação".

Apesar de muitos aspectos da vida de Berlusconi serem muito controversos, o que o torna único na política moderna é este domínio e posse de meios de comunicação social. De acordo com os seus adversários o grupo Mediaset (divisão de média do Fininvest) e os seus canais de televisão tiveram um papel crucial no seu sucesso político por terem feito propaganda constante durante as notícias e outros programas de informação. Este factor criou ainda mais divisão e polémica quando a esquerda o acusou durante a sua governação de manipular os canais da RAI que pertencem ao estado. Novamente agora em 2006 concorreu contra Romano Prodi (de novo) e perdeu não tendo no entanto aceitado o resultado das urnas que apelidou de "fraude" havendo mesmo muitas contradições nas sondagens dadas por estes meios de comunicação. O vencedor, Romano Prodi, afirmou, por seu lado, que o primeiro-ministro cessante deveria afastar-se e "pedir desculpa pelo que disse sobre fraude". Recorde-se que Berlusconi não só manteve a acusação de irregularidades como ignorou a declaração de derrota do seu próprio Ministério do Interior, afirmando que até o Tribunal de Apelação validar os resultados ele não os aceitará.

"Pelo menos no que toca ao voto popular não houve vencedor nem vencido", declarou Berlusconi, ignorando o facto de os votos em recontagem, pouco mais de 5000, serem em vários milhares insuficientes para inverter os resultados a seu favor. Prodi, no entanto, já recusou as propostas de "grande aliança" avançadas por Berlusconi e apelou ao seu bom senso para admitir o julgamento dos eleitores. Saliente-se que, caso o líder de governo mantenha o braço-de-ferro, poderá retardar em várias semanas o processo de formação do governo de centro-esquerda.

É um homem de nível! Moyo obrigado por mais este belo vídeo.

Que pensam deste homem? Um verdadeiro maffiosi não acham?

Sem comentários: