quinta-feira, abril 27, 2006

Mensa

Estava eu no meu tiroteio de final de dia no Soldier of Fortune com o Brenty (nickname de um soffer meu conhecido inglês) e ele estava no teamspeak (programa de conversação via audio - microfone por internet) sózinho e perguntou se não me juntava a ele para a conversa enquanto jogávamos. Fui. Apareceu lá também um outro nosso conhecido soffer - Lebowski (que é belga). Juntámo-nos os três à conversa e começaram a dizer-me que me exprimia muito bem em inglês e francês (+ ou -) e que tinha uma boa cultura geral (será?). Quando falámos de testes de Q.I. (que sempre quis fazer) surgiu este nome - Mensa. Disseram-me que era uma organização cuja admissão era reservada a quem tivesse um teste desses acima da média. Fiquei curioso e decidi pesquisar...

A Mensa foi fundada em Oxford, no Reino Unido, em 1946, por dois indivíduos, Roland Berrill e o Dr. Lance Ware, que tiveram a ideia de criar uma associação para pessoas inteligentes, cujo único requisito para a admissão fosse o quociente de inteligência. Foi criada com o objectivo de fomentar a inteligência em benefício da humanidade e de promover a convivência entre pessoas intelectualmente estimulantes. Os fundadores pretendiam que o Q.I. necessário para a admissão na Mensa fosse de 155 no teste Cattell, que correspondia a 1% do topo da população, mas posteriormente verificaram que a possibilidade de erro permitia a entrada de pessoas situadas nos 2%, pelo que começaram a aceitar a admissão dos que se encontravam nesse valor, dado que a possibilidade de erro era muito inferior. A partir de 1960, o valor foi definido oficialmente como sendo de 148 nesse mesmo teste, o que corresponde aos tais 2% do topo da população. Foi criada sem fins políticos e livre de qualquer forma de distinção racial ou religiosa. Qualquer pessoa cujo quociente de inteligência atingisse o nível exigido seria admitida, independentemente da sua formação, profissão ou estatuto social. Este factor faz com que a Mensa seja uma associação onde se encontram pessoas das mais diversas origens e formações. A organização despertou interesse fora das fronteiras britânicas e internacionalizou-se no início da década de 50, não tendo parado de crescer desde então. Actualmente a Mensa conta com mais de 100.000 membros em aproximadamente 100 países.

Encontrei a ligação portuguesa deste grupo. Que ainda nem está plenamente formado por falta de membros!!! Uma tristeza de país este. Ao explorar o site decidi fazer o teste de diagnóstico e até nem correu mal. Até posso ter mais capacidades que aquilo que pensava. Afinal o ser humano só usa 20% da sua total capacidade cerebral...

A Mensa no entanto cobra logo (20€!) só para realizar o teste de admissão a valer... e depois há um sistema de quotas!

Que vos parece isto? Que pensam deste organismo? Muito elitista? Aparte disso nunca questionaram o vosso Q.I.? Gostavam de saber? Se quiserem façam o teste... mas ainda não é conclusivo...

Sem comentários: