sexta-feira, abril 28, 2006

Bejecas

É sexta-feira, dia de saídas e bebidas. Chega o calor e a malta começa a pensar em... cerveja!

Parece que esta bela bebida já era fabricada há mais ou menos 7000 anos(!) na zona mundial que hoje é conhecida como o Irão. Foram encontrados indícios em diversas vasilhas dessa época que continham vestígios desse líquido etilizado tão conhecido e difundido nos dias que nos acompanham. Na altura servia essencialmente para depois fazer pão, se bem que já a bebiam e apreciavam.


A civilização do antigo Egipto foi quem mais veio depois a fomentar e incrementar a produção desta substância. Foram eles quem levedaram o precioso líquido de diversos cereais dando origem a diversificados tipos de cerveja. Dos egípcios a herança chegou à antiga Grécia onde Platão escreveu: "Foi um sábio quem inventou a cerveja" (tal era a besana - lol).

Os gregos ensinaram os Romanos na arte da levedura e estes agradeceram o tutorial e apelidaram a mesma de "cerivisia" como ode a Ceres - deusa da agricultura. Com o crescente gosto plo vinho a ser adoptado plos cidadãos de Roma, a cerveja passou para segundo plano, sendo depois a bebida preferencial dos povos bárbaros da Germania que a apelidaram de "brytos" - e ainda hoje a adoram! Com o passar dos tempos a herança da cerveja chegou à idade média. Os povos da Europa fabricavam-na em casa na sua maioria, mas a sua amplitude depressa chegou aos mosteiros e abadias de todo o continente europeu visto estes religiosos se dedicarem muito ao cultivo dos cereais e à levedura dos mesmos. Durante os séculos XIV e XV a cerveja difundiu-se até às tabernas e estalagens um pouco por toda a Europa. Em 1516 Guilherme IV duque da Bavaria implementou leis que restringiam o fabrico de cerveja com determinados ingredientes que eram água, cevada e lúpulo. Estes mantiveram-se intocados até que em 1857 Louis Pasteur lhes juntou fermento.

E ela surgiu em milhentas formas... ales e lagers, bitter e stout (a minha favorita) e muitas outras. Chegámos assim aos nossos dias numa viagem no tempo através da cerveja. Hoje há cervejas com inúmeros ingredientes e sabores misturados e as novidades não cessam de surgir... com limão, groselha e sabores vários, muito e pouco fermentada, preta, loira, com e sem álcool... só falta haver uma com aloé vera!!! Já esteve mais longe...

Qual é a tua favorita? Quando é que mais te apetece uma fresquinha? Bebes em casa, socialmente... acompanhas com o belo do chiripiti (tremoços, amendoins, cajús, etc)? Vá diz-me como é a tua vivência com este líquido espirituoso.

Isto sim é que é um verdadeiro "servidor"! lolololololol

Sem comentários: