sexta-feira, abril 21, 2006

Zzzleep

A capacidade de dormir bem é fundamental ao bem estar do indivíduo. Este "dormir bem" é relativo, sendo que as frequentemente referidas oito horas de sono não são uma obrigatoriedade - algumas pessoas necessitam de apenas seis (que é a minha marca diária habitual) ou sete horas de sono enquanto que para outras são necessárias nove ou dez. Para a mesma pessoa, a duração ideal pode também variar - as pessoas geralmente precisam de dormir mais (e, ironicamente, têm maior dificuldade em fazê-lo) quando estão sob um maior nível de stress, ou atravessam um período de vida mais sedentário. Os problemas de sono constituem uma situação bastante frequente, sendo que mais de metade das pessoas na idade adulta experimentam-nos actualmente, ou já os experimentaram em algum momento da sua vida. Normalmente muitas coisas para fazer em pouco tempo, resultando em elevados níveis de ansiedade e, por vezes, a ausência de um refúgio propício ao descanso causam os distúrbios de sono.

De todos os problemas de sono, a insónia é talvez o mais frequente. Esta pode surgir em diferentes formas: dificuldade em adormecer, adormecer facilmente mas acordar muitas vezes durante a noite, ou acordar antes de ter dormido o suficiente e não conseguir adormecer novamente. Explica-se por factores externos e internos - de entre os externos destacam-se as questões relacionadas com o horário, o ambiente de sono e a alimentação; de entre os internos há que considerar o papel das sensações físicas e dos pensamentos experienciados pela pessoa quando está a tentar dormir.

A isto chama-se "picar milho"! - lol

Dicas: Escolhe um horário de sono que seja razoável (leia-se, nocturno) e adere a ele de forma consistente. Tenta ir para a cama à mesma hora todas as noites, sair dela à mesma hora todas as manhãs, e não dormir em outros momentos. Relativamente ao ruído, algumas pessoas dormem melhor com um ruído de fundo discreto e constante (como o som de uma ventoínha, ou uma música suave); outras dormem melhor no silêncio absoluto (se não for possível consegui-lo de outra forma, podes sempre investir em tampões para os ouvidos - lol). No que diz respeito à luz, é aconselhável reduzir a sua intensidade antes de ir dormir (por outro lado, de manhã, a exposição a uma luz intensa vai ajudar-te a despertar). A temperatura do quarto deve ser relativamente fresca – se tiveres frio, usar um cobertor adicional é preferível a ligar o aquecimento. O jantar é uma refeição importante (para algumas pessoas a mais substancial do dia), mas deve ocorrer suficientemente cedo, para que não te deites no auge da digestão. Se te apetecer, faz um lanche ligeiro antes de te deitares. Liberta a mente de pansamentos antes de dormir... ou conta carneiros! Com o avançar da idade cada vez dormimos menos tempo...

Eu adoro dormir, mas durmo pouco. Eu sei que se formos ver as coisas em termos "operacionais" são horas que perdemos inactivos. Aproveitaríamos muito mais a vida se não se dormisse... mas o corpo precisa de "recarregar baterias". Somos mesmo assim. Sempre adormeci bem, custa-me é acordar... e o teu "soninho" como é?

Sem comentários: